O que Fazemos

RESPOSTA SOCIAL

Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão
O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão é uma resposta social destinada a desenvolver atividades de capacitação e de ocupação para pessoas com deficiência, que visa a promoção da sua qualidade de vida, autonomia e bem-estar, possibilitando um maior acesso à comunidade e aos seus recursos, tendo por base as necessidades, capacidades e nível de funcionalidade específicos destes cidadãos.
A quem se destina:
Pessoas com deficiência intelectual e multideficiência (incapacidade atestada igual ou superior a 60%), com idade igual ou superior a 18 anos que:
Temporária ou permanentemente, não possam dar continuidade ao seu percurso formativo ou exercer uma atividade profissional;
Se encontrem em processo de inclusão socioprofissional, designadamente entre experiências laborais.

Os nossos objetivos:
Criar condições que visem a valorização pessoal e a inclusão social de pessoas com deficiência;
Desenvolver estratégias de promoção de autoestima e de autonomia pessoal e social, através do envolvimento e participação ativa dos próprios na definição das atividades a desenvolver;
Promover o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e relacionais, tendo em conta o perfil, as aptidões, os interesses e necessidades das pessoas com deficiência, com vista a capacitar e maximizar as suas oportunidades de participação social e económica;
Contribuir para o bem-estar emocional e social, através da qualificação das atividades desenvolvidas, no que diz respeito ao número, variedade e natureza, privilegiando as atividades focadas na singularidade de cada pessoa com deficiência, promovendo o seu bem-estar e qualidade de vida;
Articular os processos de transição para programas de inclusão socioprofissional ou de reabilitação profissional;
Desenvolver atividades e serviços centrados em facilitar/mediar percursos de aprendizagem e de inclusão, que possibilitem um maior acesso à comunidade, aos seus recursos e atividades;
Fomentar a participação ativa das pessoas com deficiência, da respetiva família e/ou representante legal na definição do plano individual de inclusão (PII);
Promover medidas e ações de capacitação e de aprendizagem ao longo da vida, observando a evolução das características individuais de cada destinatário, potenciando sempre a sua autonomia e inclusão;
Dinamizar ações de inclusão na comunidade, que promovam a alteração das representações, dos valores e das atitudes da sociedade face às pessoas com deficiência, e a melhoria da qualidade de vida.

Áreas de intervenção
Atividades Ocupacionais
  Atividade física adaptada
  Atelier de Criatividade
  Atelier de Expressão teatral
  Ensacamento de talheres
  Atividade de apoio ao refeitório/copa
  Apoio à manutenção
  Musi’Arte (com Conservatório de Artes de Loures)
Atividades Terapêuticas
  Terapia Ocupacional
  Psicomotricidade
  Estimulação Sensorial/Relaxamento
  Estimulação Cognitiva
  Treino de autonomia na comunidade
  Treino de mobilidade em cadeira de rodas
  Promoção para a Vida Independente
Atividades de interação com o meio
  Caminhadas
  Atividade física Adaptada/Desporto Adaptado
  Atividades Socioculturais
  Projeto Tampinhas
Atividades Socialmente Úteis
  Apoio em Jardim de Infância (com parceiro na comunidade)
  Apoio a Copa (com parceiro na comunidade)
  Apoio em Lavandaria (com parceiro na comunidade)
  Apoio a Serviço Domiciliário (com parceiro na comunidade)
  Etiquetagem (com parceiro na comunidade)
  Ensacamento de pão (com parceiro na comunidade)

Equipa
Diretora Técnica
Psicóloga
Terapeuta Ocupacional
Psicomotricista
Monitores
Ajudantes de Ação Direta
Auxiliares de Serviços Gerais
 
Direção Técnica
Dra. Carla Lopes Coelho
Horário de Funcionamento
8h30 às 17h

SERVIÇOS

1. APOIO À COMUNIDADE EDUCATIVA

1.1. Plano Individual de Transição


O Plano Individual de Transição (PIT) é um instrumento facilitador da transição para a vida pós escolaridade obrigatória, de jovens que tenham um plano educativo individual. É um plano realizado pelos professores que acompanham os jovens, em parceria com os pais ou encarregados de educação, e sempre que possível, com o aluno.
A CREACIL enquadra-se enquanto parceira na comunidade dos agrupamentos de escolas, no desenvolvimento dos objetivos específicos do plano de cada aluno.

A quem se destina:
Jovens com deficiência intelectual e multideficiência, com idade compreendida entre os 15 e os 18 anos, que se encontrem integrados na escolaridade obrigatória e tenham um plano educativo individual.

Os objetivos:
• Criar condições que visem a valorização pessoal e a inclusão social dos alunos;
• Desenvolver estratégias de promoção de autoestima e de autonomia pessoal e social, através do envolvimento e participação ativa dos próprios na definição das atividades a desenvolver;
• Promover o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e relacionais, tendo em conta o perfil, as aptidões, os interesses e necessidades dos alunos;
• Contribuir para o bem-estar emocional e social, através da qualificação das atividades desenvolvidas, no que diz respeito ao número, variedade e natureza, privilegiando as atividades focadas na singularidade de cada pessoa, promovendo o seu bem-estar e qualidade de vida;
• Promover medidas e ações de capacitação e de aprendizagem ao longo da vida, observando a evolução das características individuais de cada jovem, potenciando sempre a sua autonomia e inclusão;

Para informações
geral@creacil.pt

1.2. Ações de Sensibilização sobre temáticas relativas à Deficiência Intelectual e Multideficiência

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2. APOIO AO CUIDADOR INFORMAL

2.1. O Mundo é Todo Teu


É um programa de férias, na qual a CREACIL abre as suas portas a jovens, para viverem intensamente a experiência de um verão pleno de desafios.
Todas as semanas o programa de atividades inclui uma viagem de comboio à descoberta de uma nova cidadã, a exploração ativa de um museu ou jardim, uns mergulhos e/ou banhos de sol numa das praias paradisíacas de Portugal.

A quem se destina:
Jovens com deficiência intelectual e multideficiência, com idade superior a 16 anos.

Período de Funcionamento
De junho a agosto, entre as 8h30 e as 17h

Para informações
geral@creacil.pt

2.2. Correr Mundo

É um programa de descanso ao cuidador informal, no qual se pretende proporcionar um intervalo na rotina diária de quem vai descobrir novas paragens, e de quem fica a desfrutar de momentos de pausa na atividade permanente de cuidador/a.
Visa programas com formatos mínimos de 1 dia e máximo de duas semanas.

A quem se destina:
Jovens e adultos com deficiência intelectual e multideficiência, com idade superior a 16 anos.

Para informações
geral@creacil.pt

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3. Formação

A CREACIL conta com largos anos de experiência na área da deficiência intelectual e multideficiência, e procura, continuamente, sensibilizar e formar a comunidade para esta temática a vários níveis.
Neste sentido, a equipa técnica encontra-se disponível para a realização de formações formais e informais, junto da comunidade, abordando temas relacionadas com a temática da deficiência - respostas sociais existentes, gestão de comportamento e promoção da autonomia da pessoa com deficiência, Inclusão Social e Socioprofissional da pessoa com deficiência, entre outras.

Para informações
geral@creacil.pt

PROJECTOS

Tampinhas

Projeto Educativo Eco – Solidário, alinhado com os ODS, que visa a seleção e recolha de tampas, numa perspetiva de educação para a importância da separação e reciclagem de resíduos. Teve início em 2016, com a intenção de envolver a comunidade para a aquisição de uma carrinha para transporte dos clientes, garantindo a sua participação em atividades na comunidade.

Com o envolvimento e participação da comunidade do concelho de Loures, foi conseguido:
• 2017 Carrinha de 9 lugares
• 2019 Carrinha adaptada a cadeira de rodas, com a colaboração do Prémio Capacitar BPI “La Caixa”

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